06/03/2015

Entrevista com Costábile Salzano Jr. - Jornalista, crítico musical e assessor de imprensa

(Créditos na foto)

Nascido em Santos, no dia 4 de abril de 1983, nutria quando criança um certo apreço pelo lado jornalístico, porém, seu grande interesse era em áreas esportivas.


Formado na Universidade Santa Cecília, viu sua vida tomar um rumo diferente do que havia planejado e foi dentro dela que seus contatos e experiências começaram a acontecer, mudando assim, seu foco profissional.


Torcedor fanático do Juventus, apreciador de cervejas internacionais, crítico musical de Rock/Metal.

Trabalha atualmente com as empresas:
Lollapalooza Brasil, Press Agent , Krisiun e THE ULTIMATE MUSIC, como assessor de imprensa.




Esse é Costábile Salzano Júnior, o nosso entrevistado super especial da semana!!



Concedeu a nós da Crooked uma entrevista onde poderemos conhecer um pouco mais de seu trabalho.


Confiram abaixo!!!

Entrevista


1- O que te inspirou a escolher esse caminho?

Costábile: Sinceramente, desde pequeno, eu gostava de Jornalismo. Parece que é algo que nasceu comigo, está impregnado no meu DNA (risos). O mais curioso é que, desde pequeno, acredito que lá pros meus 5, 6 anos, eu sempre quis exercer o lado esportivo, mais precisamente do futebol. Narrava meus jogos de futebol de mesa e até os campeonatinhos do prédio... Eu tinha até que jeito pra coisa... (risos) Eu sempre soube a escalação de qualquer clube do Brasil e do mundo, de cor e salteado, de trás pra frente (risos). Lia os jornais que meu pai comparava e pedia para pegar revistas especializadas como a Placar... Teve uma época que eu era bitolado em estatísticas...

Porém, de uma hora pra outra, acabei me enveredando pelo mundo fantástico da música e não sai nunca mais. Algumas matérias na Universidade eram sobre bandas, fazia longas matérias para o jornalzinho do 1º ano, a Rock Brigade me abriu primeiramente as portas para algumas reportagens e desde então não parei mais. Entrevistei várias bandas, cobri diversos shows... Entrei na cena como jornalista musical.

No entanto, tudo mudou quando eu estava na universidade e comecei a produzir um programa de TV, o qual tinha contato com assessores de imprensa de vários políticos. Isso me deu um estalo, porque até então, não tinha contato com assessores de imprensa de bandas, era algo bem raro... praticamente inexistente... o contato era direto com empresários ou tour managers... pensei então: “Por que não assessorar bandas?”.

Então, resolvi procurar alguma banda de Santos, que estivesse começando e acabei descobrindo a Shadowside. Entrei em contato com eles, marcamos uma reunião e aí se vão mais de 13 anos de parceria!

Desde então, as coisas estão acontecendo e estamos abrindo o leque para novas bandas, shows, festivais... trabalhando feito louco! (risos)




2- Você enfrentou muitos desafios? Se sim, qual foi o maior deles?

Costábile: Desafios sempre existem e sempre vão existir. Alguns maiores, outros menores. O importante é nunca desistir! O maior problema, às vezes, é o preconceito ou a falta de conhecimento de alguns jornalistas da mídia mainstream, que pensam que heavy metal é so barulho. (risos)



3- Qual o maior orgulho pessoal e profissional que você alcançou até o presente momento?

Costábile: Sinceramente, sou muito grato ao pessoal da Shadowside, ao Caca Prates, a Agência Sob Controle e a Dark Dimensions por acreditarem em mim, no meu trabalho... Eles me abriram as portas, me deram essa oportunidade inicial, que é justamente o que as pessoas mais precisam, uma simples oportunidade. 

Tenho orgulho de sempre poder ter a oportunidade de trabalhar com grandes artistas e conseguir emplacar matérias importantes, desde zines até às grandes mídias. A cada conquista é como se nascesse um filho! Adoro ver “minhas” matérias publicadas e ver a repercussão de cada uma...

Meu orgulho atualmente é fazer parte da assessoria de imprensa do megafestival Lollapalooza Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Tenho o imenso prazer em trabalhar diariamente ao lado dos grandes profissionais da TIME FOR FUN. Este é um time único, unido e extremamente forte. Sou extremamente grato ao mestre Regis Motisuki por isso!




4- Você acaba lidando direta ou indiretamente com os artistas nacionais e internacionais, isso é uma tarefa realmente difícil, pois sabemos o quanto eles não são fáceis. Como você lida com essa situação?

Costábile: Criou-se uma lenda de que a maioria dos artistas são difíceis, que são chatos, mas, na maioria das vezes, os chatos são os managers ou assessores que tentam blindar ou podam o artista de ser uma pessoa normal como qualquer outra. É claro que existem as celebrities e suas egocentricidades, mas a maioria dos artistas são verdadeiras marionetes, que são obrigados a cumprir uma rígida agenda. E quando essa agenda não funciona, os caras ficam putos e com toda a razão (risos). Viver na estrada não é fácil e quando as coisas não dão certo, é claro que o artista vai ficar de mau humor. É por isso que a maioria das produtoras fazem mil e uma coisas para atender da melhor forma possível as bandas e seus staffs.

A maioria deles é obrigada a viver uma rotina que ao invés de ser prazerosa, se torna chata e entediante... o único momento de prazer é a hora do show e ver seus fãs se divertindo...

Tive a sorte de trabalhar com artistas de pequeno, médio e grande porte, e confesso que tive problema com apenas um artista que se negou a conceder uma entrevista já previamente aprovada pela gravadora brasileira. Porém, o cara estava tão preocupado com os problemas técnicos do seu equipamento que estava prestes a enfocar o primeiro que viesse a encher o saco (risos). Foi a minha primeira entrevista cancelada! Foi frustrante, mas sempre tem a primeira vez. Por sorte, o jornalista era meu amigo, lhe contei a verdade e ele entendeu perfeitamente.

De resto, só alegrias e glórias! (risos)




5- Em seu momento de descanso o que mais gosta de fazer?

Costábile: Descanso? Férias? O que é isso? Assessor de imprensa não tem descanso! Muito menos férias! Assessor de imprensa é assessor de imprensa 24h, tem que estar disponível o tempo todo. (risos)

Quando as coisas estão mais brandas, dou atenção pra minha esposa, gosto de ir a shows (risos), cinema, jogar bola com os amigos, assistir aos jogos da Juventus (ITA) ou do Palmeiras, andar de bicicleta... Dar um jeito de desestressar (risos)




6- Como é o Costábile em casa? E como ele é no trabalho?

Costábile: Acredito que eu sou um workaholic... Trabalho praticamente 18h por dia e ouço poucas e boas da esposa por isso (risos). Seja em casa ou na rua, eu não paro! Minha cabeça sempre está funcionando, pensando em coisas do trabalho, bandas, ações, etc... Às vezes, é difícil por a cabeça no travesseiro e relaxar... minha cabeça é um turbilhão de idéias.. 24h de brainstrom (risos)

Eu acredito que eu sou a mesma pessoa, tanto em casa, como no trabalho. Não vejo motivos para ter duas personalidades. Eu sou o que sou em qualquer lugar, gostem ou não! (risos)




7- Quais são seus futuros objetivos? Podemos esperar boas surpresas?

Costábile: Neste momento, estou totalmente focado nas atividades do Lollapalooza, que já está batendo na porta. Nos momentos de “folga”, faço as minhas atividades com as bandas e shows os quais assessoro.
O futuro reserva boas novidades, mas, no momento, ainda não posso revelar.




8- Por favor deixe uma mensagem aos nossos leitores que com certeza terão prazer de ouvir algum conselho vindo de você.

Costábile: Não desista nunca! Seja sempre leal e verdadeiro com seus amigos e colegas de trabalho! Não puxe o tapete de ninguém. Seja persistente, determinado e humilde. O cara que hoje escreve para um zine, amanhã pode ser o editor-chefe do Jornal Nacional! Portanto, respeite todo e qualquer profissional!


Para Maiores Informações:



Nós da equipe Crooked, agradecemos o carinho e a humildade com que fomos tratados pelo Sr. Costábile, sempre com muito respeito, carinho e atenção. Esperamos tê-lo aqui novamente.


Entrevistado: Costábile Salzano Jr.
Texto: Carla Afonso
Revisão geral: Carla Regina


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário